O tratamento do bambu é um processo vital para qualquer que seja sua aplicação no futuro, portanto tratar de forma responsável e sinônimo de Qualidade. O tratamento do bambu é um processo e não simplesmente uma ação isolada.

Esse processo se inicia com a seleção dos colmos maduros que começam a entrar nessa período após pelo menos 4 anos de plantio. Cortar uma vara de bambu antes disso pode trazer consequências ruins para o bambuzal como um todo.

Depois de uma seleção criteriosa dos colmos maduros o momento da colheita deve ser escolhido com cuidado também. Há uma série de fatores que incidem diretamente para o corte, mas dois deles com certeza se destacam. Cortar nos meses onde há menor incidência de chuva e a escolha do período lunar certo são conhecimentos milenares para os povos que vem utilizando o bambu ao longo dos séculos, ambos os fatores sugerem menor índice de umidade nos colmos, fator de este importantíssimo para a qualidade final do produto.

Após o corte, tratamos nosso bambu no método de imersão com soluções de boro. Este certamente é dos métodos mais utilizados e reconhecidos em todo mundo pela qualidade final e baixo impacto ambiental. Por fim a secagem e estocagem não menos importantes garantem que todo esse processo após concluído permita a utilização do material com maior durabilidade.

Portanto, o tratamento consiste num processo como todo onde todas as etapas possuem sua importância. Existem outros tipos de tratamento de bambu também eficazes. O importante é que qualquer que seja o tratamento não agrida o meio ambiente e garanta qualidade na utilização do material.

Colheita

Embarque

Lavagem

Tratamento