Porquê Bambu? / Why Bamboo?

 

Usar bambu nas construções, arquitetura, design ou decoração possui inúmeras vantagens. O bambu possui propriedades muito interessantes para qualquer um que deseje construir ou melhorar a decoração de sua casa ou jardim. Ele não é somente bonito, mas também possui propriedades práticas para o terreno, para o ambiente e para a construção.

Pensando nisso separamos alguns dados interessantes para que você consiga convencer alguém a usar bambu no seu dia-a-dia.

Usar Bambu contribui na questão do Aquecimento Global

O bambu consegue capturar mais CO2 do que uma árvore comum. O bambu é classificado como uma planta C4 porque possui uma via adicional que incorpora carbono. Com isso, faz mais fotossíntese.

Segundo o Instituto do Bambu, a planta é composta por 48% de carbono. Dez colmos ou uma moita adulta, no mínimo sequestraram 604 kg de CO2. Isto equivale a 240 litros de gasolina, por exemplo. Com isso, se você gastar um tanque de 50 litros de gasolina por semana, plantando onze mudas de bambu, irá compensar esta poluição por um ano.

Bambus perdem apenas para o aço em resistência a tensão

O bambu possui uma extrema resistência a tensão se tratando de construção. Por conta de sua composição com carbono, ele tem uma resistência maior que madeiras comuns e perde apenas para o aço em termos de resistência a tensão.

Não é à toa que muitos países sub desenvolvidos do Oriente ou Ásia, na região subtropical e tropical, usam o bambu como principal elemento de construção.

Logo, se você está interessado em construir algo novo, como uma garagem ou uma cadeira, o bambu é certamente uma boa escolha. Além disso, é totalmente sustentável.

Brotos de Bambu são Excelentes para a Saúde

Os benefícios do Broto de Bambu são diversos. Ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Os Benefícios dos Brotos de Bambu para saúde incluem perda de peso saudável e controle do mau colesterol. Também fortalecimento do sistema imunológico, extinção de possíveis propriedades de câncer e propriedades anti-inflamatórias.

É amigo do coração, contém proteínas, uma oferta suficiente de vitaminas e minerais e uma pequena quantidade de gordura. Ele também contém uma quantidade significativa de dieta de fibra.

Logo, possuir certos tipos de bambu em casa pode ser ideal para sua saúde e ainda contribuir para todos os outros benefícios que mencionamos aqui.

Bambus são ótimos para terrenos íngremes

Plantar bambus em terrenos íngremes evitam a erosão. Ele auxilia amplamente na absorção de água do solo e evita que terrenos em declive deslizem em épocas de chuva. Fundamental para diques de contenção ou em casas com terrenos irregulares.

Além dessa funcionalidade, possui bambus no jardim tem um padrão estético de altíssimo nível.

Bambus trazem Paz (Literalmente) para o Ambiente

Devido as suas propriedades ocas em seu interior, o bambu funciona como um excelente isolamento acústico. O meio oco do bambu dificulta a propagação sonora. Uma plantação deles ao redor do seu jardim ou escritório, trará calma e tranquilidade ao ambiente.

Com essas dicas, você pode convencer qualquer um a usar bambu nas suas casas e empreendimentos. Suas propriedades práticas e estéticas tornam a planta versátil e amplamente utilizável.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.