Conheça o Bambu Cana da Índia (Phyllostachys Aurea)

 

Conheça o Bambu Cana da Índia (Phyllostachys Aurea)

O bambu Cana da Índia (Phyllostachys aurea) é uma espécie de Bambu que em origem da China. Essa espécie também é conhecida pelo nome de “Bambu Dourado”. Esse tipo de bambu é o mais cultivado nos Estados Unidos, muito comum nas regiões mais tropicais.

O bambu Cana da Índia pode ser usado em diversas situações e possui diversas aplicações. Aqui vamos explicar algumas vantagens de onde usar esse tipo bambu.

O Bambu Cana da Índia é Ornamental

Por suas características de folhagens luxuosas, esse tipo de bambu é bastante usado no paisagismo. Ele proporciona requinte ao ambiente e pode ser usado como cerca viva para decorar jardins.

Quando cultivadas em ambiente com muito Sol, as folhas ficam amareladas, criando um esquema de cores interessante e confortante nos ambientes.

Elas podem chegar até 8 metros de altura, o que pode proporcionar privacidade ao ambiente onde é cultivada.

Algumas aplicações de mudas de bambu Cana da Índia são:

– Decoração de SPA’s
– Jardins de Hotéis
– Estacionamentos com cercas naturais
– Trilhas de fazendas ou sítios
– Jardins de inverno

Bambu Cana da Índia para fabricação de tubos

Essa espécie de bambu também se adapta bem na fabricação de tubos. Apesar de não ser o mais utilizado, ele ainda pode ser usado na confecção de itens simples, como já vimos em outros posts por aqui. Como por exemplo: itens de decoração, fontes naturais, pequenas cercas, suportes.

Por sua característica diferenciada nos nós das interseções, eles são atrativos para colecionadores e conhecedores do mundo dos bambus. Muitos removem as folhas da base para poder exibir seus contornos. Definitivamente, é uma opção interessante para se aplicar tanto nas aplicações ornamentais, como na construção de itens decorativos.

Cultivo do Bambu Cana da Índia

Esse não é o tipo de bambu que exige muitos cuidados. Inclusive, é considerado “invasivo” nos Estados Unidos, pois proliferam com bastante facilidade em ambientes sub-tropicais e tropicais. Aqui no Brasil, também possuímos essa facilidade.

Para atingir a altura máxima, esse bambu pode levar de 5 à 10 anos. Ou seja, caso você tenha interesse em cultivar ele em seu jardim, é bom estar pensando em permanecer nele por um bom tempo.

Ele consegue crescer em terrenos de lama e terra comum, tanto em solos alcalinos, como ácidos e também neutros. O cultivo ideal é em ambientes com acesso parcial ao Sol ou diretamente no Sol.

Cultivar diretamente no Sol trará as características de folhas amareladas que o caracterizam como “Bambu Dourado”.

Alguns cuidados com esse tipo de bambu são essenciais para que ele mantenha o bom crescimento. Alguns deles são:

– Proteção contra o inverno e geadas
– Remoção de mudas ruins que podem infectar as demais mudas
– Cuidar com o aparecimento de lesmas e lagartas

O Bambu Cana da Índia possui pouca vulnerabilidade a doenças, o que torna o cultivo mais simples, sem necessidade de uso de pesticidas.

Essa espécie é uma das mais simples de serem cultivadas e ideal para quem busca uma solução rápida para jardinagem e paisagismo. Proporcionam características de tranquilidade e privacidade ao ambiente.

Confira mais opções de bambu em nosso site.

3074 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.