Como Ganhar a Vida com Artesanato de Bambu

Como Ganhar a Vida com Artesanato de Bambu

 

Essa pode ser a primeira pergunta: é possível ganhar a vida com artesanato de bambu?

E a resposta é sim. Além disso, diversas famílias têm como ganha pão somente a venda de artesanatos a partir do bambu. Mas, essa não é uma tarefa simples, assim como qualquer negócio. Um negócio de artesanato de bambu não é muito diferente de alguém que abre um carrinho de pipoca.

Para conseguir gerar frutos, você precisa se dedicar e se diferenciar, ganhando mercado e clientes fiéis. Além disso, precisa ter um profundo conhecimento de mercado. Por exemplo, é preciso entender qual das mais de 1.300 espécies de bambu nas suas mais variadas cores e tamanhos é ideal para construir os seus produtos.

Mas, tomando como base que já tenha esse conceito básico em mente, separamos mais algumas dicas de como você pode ganhar a vida com artesanato de bambu.

Defina um público alvo

Trabalhar com bambu permite muita flexibilidade. Você pode fazer qualquer coisa desde construir suportes de guardanapos até construir casas inteiras. E cada tipo de bambu e sua utilização trará um aspecto que pode chamar a atenção de um tipo de público ou de outro.

Por exemplo, para atingir um público de massa, itens simples de baixo custo para confecção, sem muito acabamento é o ideal. Porém, para atingir um público com mais afinidade para bens de luxo, você precisará investir tempo e dinheiro para construir peças diferenciadas em acabamento e tipo de material. Essas pessoas vão se interessar por itens raros.

Diferencie o seu Artesanato de Bambu

Bambu é quase um commodity. Um commodity é um bem de uso comum, que é essencial para vida da população. Logo, é comum encontrar muitas pessoas buscando uma alternativa de renda no bambu.

Para que você consiga estabelecer um certo crescimento no artesanato de bambu, você precisa se diferenciar em 3 pontos essenciais: design, marketing e produto.

Em termos de design, você precisa estar atento as maiores tendências do mercado e fazer aquilo que ninguém está fazendo. Experimente, arrisque e crie itens inigualáveis. Esses produtos possuem uma alta percepção de valor.

Em marketing, você precisa se destacar na demonstração do produto, técnicas de promoção e, principalmente nos dias de hoje, marketing digital. Você pode vender os seus itens através de um site e gerenciar todo o seu negócio através dele.

Em produto, você precisa garantir que seu produto estará exposto na casa das pessoas e que elas se orgulhem disso. O artesanato de bambu é uma arte que se levada a sério, pode colocar seus produtos em casas de pessoas como celebridades e figuras públicas. Já pensou ter algo feita por suas mãos em uma novela ou filme?

Continue sempre aprendendo

Todas as pessoas bem-sucedidas, em qualquer negócio, continuaram aprendendo mesmo depois de relativo sucesso. O mundo muda constantemente e inovações surgem o tempo todo. Logo, você precisa estar atento a todas as novidades e continuar aprimorando sua arte.

Pablo Picasso possuía mais de 1.200 esculturas, 1.800 pinturas e outros milhares de desenhos em rascunho. E conhecemos apenas poucas obras dele, as chamadas obras-primas. A genialidade é fruto da repetição. Portanto, continuar aprendendo e se aperfeiçoando é fundamental para ganhar a vida com artesanato de bambu.

 

2481 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.