Arquitetura com Bambus: Por Que Utilizar?

Arquitetura com Bambus: Por Que Utilizar?

Se você está pensando em usar bambu como elemento de construção e está buscando entender das vantagens de utilizar arquitetura com bambus, você está no lugar certo. Temos boas notícias para você.

Nesse post vamos mostrar alguns motivos e vantagens de utilizar o bambu como parte integrante do seu projeto de construção ou paisagismo. Além disso, vamos mostrar alguns exemplos de boas práticas utilizando o bambu tanto no design de ambientes ou como parte essencial da construção.

Vantagens de Fazer Arquitetura com Bambus

O bambu apresenta uma resistência à tração de níveis muito altos. Esta sendo maior que até mesmo que a madeira comum ou concreto. De fato, a resistência à tração do bambu só fica atrás do aço.

Logo, a eficiência estrutural do bambu permite sua ampla utilização como elemento de construção. Contudo, é preciso estar atento ao número de ligações que a estrutura vai possuir, visto que o bambu possui pouca resistência ao cisalhamento devido suas fibras longas. No caso, quanto menos ligações a estrutura do bambu possuir, mais resistente será a construção.

Tamanhos variados

A variedade de bambus disponível (mais de 1.200 espécies pelo mundo) confere uma gama muito ampla de utilização da planta em construções.

Arquiteturas com bambus pensadas para o uso de várias espécies podem trazer não somente a flexibilidade na construção como pode conferir beleza ao projeto.

Enquanto bambus de longo comprimento podem ser usados como elemento estrutural, os de menor comprimento podem trazer requinte ao ambiente. Além disso, o bambu traz a liberdade criativa para o arquiteto que irá utilizar a planta, de modo que os bambus tragam não somente a beleza, como funcionalidade.

O Bambu Funcional

A execução de um projeto de arquitetura com bambus pode trazer leituras do espaço que não seriam possíveis com outros materiais. Com o bambu, você pode por exemplo, aproveitar seu rápido crescimento em algumas espécies e utilizar como cerca em um terreno íngreme, garantindo uma melhor estrutura para o solo.

Além disso, pode arejar um ambiente com as espécies altas, garantindo sombra ao ambiente sem perder a iluminação. Ele pode bloquear os ventos ou até mesmo direcioná-los. Tudo isso com sofisticação e praticidade.

Sustentabilidade

Utilizar o bambu possui não só vantagens funcionais e estéticas, como também é sustentável. A arquitetura com bambus promove bom uso de recursos naturais e ajuda o meio ambiente.

Por possuir um custo acessível, o bambu é ainda mais recomendado para a sua utilização na arquitetura. Isso traz não somente vantagens ambientais, como de sustentabilidade econômica.

Arquitetura com bambus Vale a Pena

De maneira simples, você pode perceber como utilizar o bambu em seus projetos de construção valem a pena. Podemos citar as vantagens em diversos aspectos. Ele é economicamente viável, reduzindo custos nas construções. Tem um grande valor agregado, pois traz requinte e elegância mesmo com baixo custo.

Não somente nas questões de custo e design, o bambu possui uma ampla utilização funcional. Ele pode servir de estrutura sólida com alta resistência à tração, perdendo apenas para o aço.

Logo, se você ainda estava em dúvida da utilização do bambu em seu projeto, já pode ter certeza que usar bambu na arquitetura vale a pena.

2762 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.